Lipedema é um distúrbio caracterizado por adiposidade localizada nas extremidades inferiores, ocorrendo frequentemente em mulheres com história familiar da doença. A adiposidade se estende dos quadris aos tornozelos e normalmente não responde à perda de peso.
Além da deformidade estética, as mulheres também descrevem dor nas extremidades inferiores, principalmente com pressão, bem como fácil formação de hematomas. Apesar de não responder a perda de peso, a obesidade é um fator de risco importante pois pode levar a inatividade e aumento dos fatores inflamatórios e alteração hormonal levando ao aumento da adiposidade.
História clínica
A avaliação inicial para pacientes que apresentam membros inferiores aumentados ou inchados deve começar com uma história completa de sua condição. A história clínica deve ser focada no início e duração dos sintomas, progressão dos sintomas, exacerbação dos sintomas e qualquer tentativa anterior de tratamento.
A importância do exame clínico e diagnóstico de condições sistêmicas, como doenças cardíacas ou renal, e o diagnostico diferencial com problemas vasculares tais como Lipedema.
Após o diagnostico diferencial o paciente passa por uma avaliação metabólica, para avaliar erros na síntese de gordura ou na quebra da gordura, que são fatores de risco para aumento da adiposidade, dentro da abordagem é muito importante uma adequação alimentar, obviamente, respeitando a individualidade bioquímica de cada paciente e o estimulo ao exercício físico , para diminuir o risco de imobilidade, dor crônica e progressão da doença.
Abordagem
História clínica;
Exame Clínico;
Exame subsidiários para diagnósticos diferenciais;
Avaliação e correção das alterações Metabólicas no processo de síntese e lise das gorduras;
Avaliação e correção das alterações hormonais;
Avaliação e Correção de condições inflamatórias;
Adequação da alimentação usando como base o SCD;
Estímulo ao exercício físico;
Compressão terapêutica.
Comments